quarta-feira, 21 de maio de 2014

Intercâmbio artístico: alguns dias com Giordando Castro

      Semana passada a Bololô Cia. Cênica recebeu o ator pernambucano Giordano Castro, do Grupo Magiluth. Foram dias de muito trabalho e encontro. Giordano veio com o simples intuito de trocar experiências conosco, nos apresentar alguns jogos e procedimentos de criação que o Magiluth usa.   
       Num dos dias de trabalho, aproveitamos uma manhã de sol para ir trocar figurinhas sobre poetas e escritores favoritos no Bosque dos Namorados, compartilhar gostos e nos contaminarmos com a poesia apresentada pelo outro. Arte é também isso, deixar-se contaminar pela poesia do outro. E, principalmente quando se trata de teatro, de criação coletiva, saber escutar e estar aberto para a proposição do outro é essencial.

Inspirações (ou situações disparadoras) escritas nas paredes para o Jogo

        Fora isso, Giordano nos apresentou um jogo extremamente potente para a criação. O mote do jogo, os temas para nortear e inspirar os atores, foram recolhidos a partir de músicas escolhidas por eles. Cada ator escolheu duas músicas e todos ouviram juntos, escrevendo em brainstorm tudo que lhe remetesse a música. Desse grande brainstorm coletivo, temas comuns foram elegidos e escritos nas paredes. Foi aí que o o jogo começou. Como o último processo criativo em que a Bololô inteira esteve envolvida foi o Retrato do Artista Quando Coisa (em 2012), foi muito especial voltar a sentir esse gozo de criar, "o gozo de Deus", como diria o poeta Manoel de Barros. 

Apresentação dos rascunhos dramatúrgicos criados a partir do Jogo

       E, por todo o encontro e disponibilidade para o encontro, a Bololô agradece com muito carinho a Giordano pelos dias compartilhados. E que venham outros!

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário