A.Bo.Ca Espaço de Teatros




HISTÓRIA DA A.BO.CA.


No final de 2013, a Bololô Cia. Cênica, em parceria com o Grupo Carmin de Teatro, revitalizou um galpão no bairro da Ribeira – um dos bairros mais antigos de Natal, conhecido outrora pela efervescência cultural e então frequentado pela boêmia natalense, a Ribeira é hoje mais habitada por pontos comerciais e órgãos públicos, embora a maioria dos espaços culturais, bares e teatros da cidade ainda prefiram os ares da Ribeira. Assim, também como ação política e forma de resistência e revalorização deste bairro que é tão importante na história de Natal, a Bololô e o Carmin escolheram a Ribeira como o seu lar, transformando o antigo galpão em um espaço cultural.
Nesse mesmo período, a Bololô foi contemplada pelo edital da Prefeitura Municipal Natal Em Cena 2013 que viabilizou a montagem do espetáculo Encruzilhada do Mundo ou Sobre a Areia e o Vento, junto ao Coletivo Artístico Atores à Deriva. O processo de criação uniu os dois coletivos não apenas em cena, mas também em suas afinidades ideológicas e políticas.

Assim, em 2014, o Coletivo Artístico Atores à Deriva se une à Bololô Cia. Cênica e ao Grupo Carmin de Teatro na criação do A.Bo.Ca Espaço de Teatros, que funciona como a sede dos grupos e vem constituindo-se como um espaço aberto para a troca e o compartilhamento de ideias, saberes e estéticas sobre a cena contemporânea.

POR QUE A.BO.CA?

Quando assistimos a um bom espetáculo de teatro, muitas vezes nossa expressão para descreve-lo é: “é de cair o queixo” ou “fiquei de boca aberta”. Claro que quando a peça é ruim logo falamos: “Passei o tempo todo abrindo a boca”.
E nos parece que essas não são as únicas associações do Teatro com a boca. A fala, o grito, o canto, um sussurro, um riso: são expressões  desta parte tão sensorial do nosso corpo. Sensorial e fatal, pois afinal também morre-se pela boca e por ela matamos a nossa fome. A.Bo.Ca veio, então, para saciar a fome de teatro da cidade.
Desta forma, é uma feliz coincidência que as iniciais dos três coletivos que se uniram para abrir um espaço de teatros na Ribeira, em Natal,RN, tenham resultado no nome  A. Bo. Ca. - Atores`a deriva, Bololô e Carmin.
A.Bo.Ca. Espaço de Teatros é, assim, a sede dos três grupos, o lugar que reúne os seus fazeres teatrais,  e se localiza no prédio de número 16 da Rua Frei Miguelinho, Ribeira, objetivando fortalecer a cena teatral natalense através de suas pesquisas, montagens, apresentações de espetáculos e experimentos, oficinas e workshops.
A.Bo.Ca. foi inaugurada oficialmente  no dia  29/03/14 em uma noite de celebração e apresentações. Um marco para o teatro local que tanto carece de espaços para suas produções continuadas.


Para saber mais, acesse a Fan page da A.Bo.Ca. no Facebook:
https://www.facebook.com/abocaespacodeteatros


A.Bo.Ca. Espaço de Teatros
Rua Frei Miguelinho, nº 16, Ribeira, Natal/RN
Tel.: 084 3322-0090

Nenhum comentário:

Postar um comentário